segunda-feira, 8 de junho de 2009

O que é uma cidade digital?

Cidade digital é um termo que está na moda e por isso tem significados diferentes para diferentes pessoas.

Fonte: LSI - POLI - USP
Autor: Hilton Fernandes
Data: 28.09.2007

Citação:
Para o Ministério das Telecomunicações, por exemplo, qualquer cidade que tenha conexão com a Internet é uma cidade digital. Devido à universalização das telecomunicações, praticamente qualquer cidade brasileira tem acesso à Internet -- mesmo que tenha que fazer uma ligação interurbana ao ponto de presença de Internet mais próximo, como tem sido o caso de cidades até mesmo de Minas Gerais.

Para outras pessoas, cidade digital é cidade que tem presença marcante na Internet, muitas vezes através de portais de governo eletrônico, ou e-gov, onde a população pode solicitar serviços da prefeitura e acompanhar online a prestação de contas da prefeitura.

Mas para um número crescente de contextos, cidade digital significa uma cidade amplamente coberta por uma rede sem fio integrada, que permite acessar a Internet, em geral oferecida gratuitamente pela municipalidade, ou por uma organização não governamental (ONG), caso em que o acesso pode ter um custo, em geral muito baixo. Para evitar a ambiguidade do termo cidade digital, nos EUA tem sido adotado o termo municipal wireless network,ou rede municipal sem fio, que eles preferem abreviar por muni wi-fi, devido ao fato de que hoje as redes que chegam ao cidadão sejam normalmente do tipo chamado Wi-Fi.
Links externos
Wikipedia | Guia das Cidades Digitais